segunda-feira

Os Moais da Ilha de Páscoa

            Os moais são enormes estátuas, fabricadas nas proximidades do vulcão Rano Raraku, que ostentam quatro metros e cerca de quatorze toneladas. Ainda hoje, não se sabe a função que essas enormes estruturas tinham para os habitantes locais.
            Segundo a teoria mais aceita sobre a ilha, os moais teriam sido erguidos pelos primeiros habitantes, os "Rapanui", como uma homenagem aos líderes mortos, o que explicaria o fato de estarem todas de costas para o mar, ou seja, de frente para o interior da ilha onde ficavam as aldeias.
            Além do significado desconhecido, diversos cientistas, geólogos, matemáticos e engenheiros se indagam como, naquela época, a população da ilha realizou o transporte das 887 estátuas que aparecem espalhadas ao longo da ilha.
            Há muito tempo, uma primeira hipótese dizia que os polinésios consumiram grande parte das árvores locais para estabelecer o deslocamento dos moais. Tal explicação se assenta na visível falta de árvores que a ilha de Páscoa apresenta.
            Hoje sabemos que os Moais, na verdde não foram transportados, e nem esculpidos. A imagem a seguir mostra sua verdadeira forma e origem:

...mistério resolvido!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...