sábado

1001 Filmes para ver antes de morrer

Lá vai: comprei o tal livro em fevereiro, na mesma noite folhei ele de capa a capa, e na primeira semana andei com ele pra baixo e pra cima, conferindo listas, acompanhando filmes e analisando diretores e atores. Quase três meses depois resolvi fazer a minha lista baseada no livro, ia tirar dez entre os 1001, depois resolvi tirar um por década, e assim ficou:
OBS: não é uma lista de 'melhores filmes de todos os tempos', é uma lista de f
ilmes que deveriam ser vistos, uns bons, outros ótimos, outros apenas filmes.

1900 – Viagem à Lua -
Um filme de 1902, com 14 minutos de duração, produzido pelo francês Georges Méliès, que também desenhava os cenários, o guarda-roupa, criava os efeitos especiais e fotografava. Tinha em seu elenco Victor André, Bleuette Bernon, Brunnet, Jeanne d'Alcy e Henri Delannoy.
O outro filme citado no livro desta década é: O Grande Roubo do Trem.

1910 – O Gabinete do Dr. Caligari -
Extremamente influente no meio cinematográfico, "O Gabinete do Dr. Caligari" compõe uma metáfora do olhar deformado com ruas estreitas e entrecortadas, telhados góticos e cubistas e prédios e objetos deformados, resultando em uma das obras-primas das primeiras décadas do cinema e uma das mais importantes referências estéticas até hoje.
Confesso que não vi nenhum desta década, então guiei-me pelas informações do livro.
No IMDB lidera a lista de 1910's o filme: Intolerance: Love's Struggle Throughout the Ages.

1920 – Nosferatu, Uma Sintonia do Horror -
Um
clássico do cinema mudo de F. W. Murnau (1922), baseado no célebre romance Drácula de Bram Stoker, embora com nomes de personagens e lugares alterados, pois os herdeiros do escritor não concederam a Murnau autorização para realizar este filme.
Páreo difícil esta década, tínhamos 'O Fantasma da Ópera', o gr
ande 'O Encouraçado Potemkin' e 'Um Cão Andaluz'.
No IMDB lidera a lista de 1920's o filme: Brown of Harvar.

1930 – Tempos Modernos -
Um filme do cineasta britânico Charles Chaplin lançado em 1936 em que o seu famoso personagem "O Vagabundo" (The Tramp) tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado.
Está é uma das décadas mais difíceis de escolher o melhor filme, outras sugestões imperdíveis: 'O Morro dos Ventos Uivantes', 'Scarface: A Vergonha de Uma Nação', 'Expresso de Xangai', 'Frankenstein', 'A Noiva de Frankenstein', 'King Kong', 'A Dama das Camélias', 'As Aventuras de Robin Hood', 'O Mágico e de Oz', 'E O Vento Levou'.
No IMDB lidera a lista de 1930's o filme: M.

1940 – Casablanca -
Um clássico filme estado-unidense de 1942, do gênero drama romântico, dirigido por Michael Curtiz. O roteiro é baseado em peça teatral de Murray Burnett e Joan Alison. Conta a saga daqueles que tentavam fugir da Europa, ocupada pelos nazistas, para os Estados Unidos. É considerado por muitos como o melhor filme de todos os tempos.
Muitos clássicos, filmes que marcaram a vida de todo mundo: 'Cidadão Kane', 'O Lobisomen', 'Dumbo', 'Agora Seremos Felizes', 'Alma de Suplício', 'Paixão de Fortes', 'A Bela e a Fera', 'Gilda', 'Rio Vermelho', 'A Dama de Shangai', 'Os Sapatinhos Vermelhos'.
No IMDB lidera a lista de 1940's o filme: Casablanca.

1950 – Crepúsculo dos Deuses -
Talvez o grande filme noir da história de Hollywood, ele confronta todos os elementos do gênero dark e urbano (inveja, cinismo, crimes, falsidade, interesse, negociações paralelas, falta de escrúpulos) com o glamour do star-system da indústria cinematográfica.
Uma década marcada por grandes nomes: Alfred Hitchcock, Akira Kurosawa, Ingmar bergman, Don Siegel, Federico Felini, Otto Preminger, Orson Welles, Stanley Kubrick.
Seleção de filmes do livro: 'A Malvada', 'O Dia em que a Terra Parou', 'Cantando na Chuva', 'A Roda da Fortuna', 'Os Homens Preferem as Louras', 'Os Brutos Também Amam', 'Sindicato dos Ladrões', 'Janela Indiscreta', 'Os Sete Samurais', 'Marty', 'Juventude Transviada', 'Assim Caminha a Humanidade', 'O Homem Errado', 'Doze Homens e Uma Sentença', 'O Sétimo Selo', 'A Ponte do Rio Kwai', 'Gigi', 'Um Corpo que Cai', 'Intriga Internacional', 'Ben-hur'.
No IMDB lidera a lista de 1950's o filme: Doze Homene e uma Sentença.

1960 – O Bebê de Rosimary -
É o título de um romance publicado em 1967 de autoria de Ira Levin e adaptado ao cinema em 1968, por Roman Polanski e William Castle, com Mia Farrow e John Cassavetes como atores principais.É um "clássico" do terror da década de 1960.
Filmes que marcaram a época: 'Psicose', 'Spartacus', 'Lawrence da Arábia', 'Lolita', 'Os Pássaros', 'O Professor Aloprada', 'Feline 8 ½, '007 Contra Goldinger', 'Os Reis do iê iê iê', 'Doutor Jivago', 'A Noviça Rebelde', 'Quem tem Medo de Virginia Woolf?', 'A Primeira Noite de um Homem', 'A Bela da Tarde', 'Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas', 'Mogli O Menino Lobo', 'Era Uma Vez no Oeste', 'O Planeta dos Macacos', 'Primavera para Hitler', '2001, Uma Odisséia no Espaço', 'A Noite dos Mortos Vivos', 'Butch Cassidy', 'Perdidos na Noite', 'Sem Destino'.
No IMDB lidera a lista de 1960's o filme: Três Homens em Conflito.

1970 – Laranja Mecânica -
Um filme de 1971, dirigido por Stanley Kubrick. O filme é uma adaptação de um romance distópico de 1962 de Anthony Burgess. Malcolm McDowell interpreta Alex, o protagonista. Laranja Mecânica tornou-se um clássico do cinema mundial e um dos filmes mais famosos e influentes de Kubrick. O orçamento total do filme foi de apenas 2,2 milhões de dólares.
Entre os citados pelo livro que gosto estão: 'Woodstock, Onde Tudo Começou', 'Patton – Rebelde ou Herói?', 'M*A*S*H', 'A Fantástica Fábrica de Chocolates', 'Cabaret', 'O Poderoso Chefão', 'Terra de Ninguém', 'Operação Dragão', 'O Exorcista', 'O Massacre da Serra Elétrica', 'Banzé no Oeste', 'O Poderoso Chefão 2', 'Um Estranho no Ninho', 'Monty Python – Em Busca do Cálice Sagrado', 'Tubarão', 'Rocky, Um Lutador', 'O Império dos Sentidos', 'Guerra nas Estrelas', 'Contatos Imediatos do Terceiro Grau', 'Noivo Neurótico, Noiva Nervosa', 'Os Embalos de Sábado a Noite', 'Grease – nos Tempos da Brilhantina', 'Halloween – A Noite de Terror', 'Alien, O Oitavo Passageiro', 'Kramer vs. Kramer', 'A Vida de Brian', 'Apocalypse Now', 'O Panaca', 'Muppets – o Filme', 'Manhattan', 'Mad Max'.
No IMDB lidera a lista de 1970's o filme: O Poderoso Chefão.

1980 – O Iluminado -
Um filme lançado em 1980 nos Estados Unidos, baseado em livro de Stephen King, dirigido por Stanley Kubrick e estrelado por Jack Nicholson.
Crescer na década de 80 dificultou muito a escolha: 'Guerra nas Estrelas – O Império Contra-ataca', 'O Homem Elefante', 'Apertem os Cintos, O Piloto Sumiu', 'Caçadores da Arca Perdida', 'E.T. - O Extraterrestre', 'Poltergeist', 'Blade Runner, O Caçador de Andróides', 'Guerra nas Estrelas – O Retorno de Jedi', 'Scarface', 'Amadeus', 'O Exterminador do Futuro', 'A Hora do Pesadelo', 'Os Caça-Fantasma', 'O clube dos Cinco', 'De Volta para o Futuro', 'A Cor Púrpura', 'Conta Comigo', 'Veludo Azul', 'O Declínio do Império Americano', 'A Mosca', 'Aliens – O Resgate', 'Curtindo a Vida Adoidado', 'Platoon', 'Top Gun – Ases Indomáveis', 'Nascido Para Matar', 'Akira', 'Cinema Paradiso', 'Um Peixe Chamado Wanda', 'Duro de Matar', 'Uma Cilada para Rorger Rabbit', 'Rain Man', 'Batman', 'Meu Pé Esquerdo', 'Sexo, Mentiras e Videotape'.
No IMDB lidera a lista de 1980's o filme: Guerra nas Estrelas – O Império Contra-Ataca.

1990 – Coração Valente -
Um filme de 1995, do gênero épico. Neste filme, Mel Gibson assume o duplo papel de ator e realizador. Um dos aspectos mais bem sucedidos deste filme é constituído pelas cenas de batalha extraordinariamente bem sincronizadas e organizadas, envolvendo milhares de figurantes.
A maioria dos filmes que estão no meu top 10 são desta década: 'Dança com Lobos', 'Edward Mãos de Tesoura', 'O Vingador do Futuro', 'O Silêncio dos Inocentes', 'Cães de Aluguel', 'Os Imperdoáveis', 'Parque dos Dinossauros', 'O Piano', 'A Lista de Schindler', 'Forrest Gump', 'O Rei Leão', 'Assassinos por Natureza', 'Pulp Fiction', 'Um Sonho de Liberdade', 'Toy Story', 'Seven – Os Sete Crimes Capitais', 'Os Suspeitos', 'Fargo', 'Shine – Brilhante', 'Independence Day', 'Trainspotting', 'Pânico', 'O Paciente Inglês', 'Titanic', 'Abre Los Ojos', 'O Resgate do Soldado Ryan', 'Buffalo '66', 'Corra Lola Corra', 'Quem Vai Ficar com Mary', 'Além da Linha Vermelha', 'Magnólia', 'Clube da Luta', 'A Bruxa de Blair', 'Tudo Sobre Minha Mãe', 'Quero Ser John Malkovich', 'Beleza Americana', 'Matrix', 'O Sexto Sentido'.
No IMDB lidera a lista de 1990's o filme: Um Sonho de Liberdade.

2000 - O Senhor dos Anéis -
Uma trilogia cinematográfica dirigida por Peter Jackson com base na obra-prima homónima de J.R.R. Tolkien. Apesar de seguirem a linha-mestra da trilogia, os filmes possuem inserções e desvios com relação ao material original. Os três filmes foram rodados em simultâneo na Nova Zelândia, faturaram 2.907 milhões de dólares de receitas conjuntas de bilheteira e foram galardoados com 17 Óscares, entre os 30 para os quais foram nomeados.
As sugestões do livro terminam em 2007: 'Gladiador', 'Réquiem para um Sonho', 'Entrando Numa Fria', 'Traffic', 'O Tigre e o Dragão', 'Amnésia', 'O Fabuloso Destino de Amélie Polan', 'Moulin Rouge!', 'A Viagem de Chihiro', 'Os Excêntricos Tenenbaums', 'O Pianista', 'Fale com Ela', 'Kill Bill: Volume Um', 'Adeus Lenin', 'A Paixão de Cristo', 'Crash', 'Fahrenheit 9/11', 'Paradise Now', 'O Segredo de Brokeback Mountain', 'Pequena Miss Sunshine', 'Apocalypto', 'Os Infiltrados', 'O Labirinto do Fauno', 'Borat', 'A Rainha', 'Onde os Fracos Não Têm Vez', 'Sangue Negro', 'Desejo e Reparação'.
No IMDB lidera a lista de 2000's o filme: Batman - O Cavaleiro das Trevas.

Para os filmes nacionais eu separei um rancking especial, seria injusto colocá-los para concorrer com os estrangeiros, visto que minha preferência pelos filmes nacionais é muito grande. Segue a minha classificação:

Terra em Transe (1967)
Pixote: A Lei do Mais Fraco (1981)
O Pagador de Promessas (1962)
Ilha das Flores (1989)
Central do Brasil (1998)
Vidas Secas (1963)
Bye Bye Brasil (1979)
Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)
O Bandido da Luz Vermelha (1968)
Macunaíma (1969)
Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976)
Cabra Marcado Para Morrer (1985)
Memórias do Cárcere (1984)
Cidade de Deus (2002)

Acabou!!! Só lembrando que isto aqui está longe de ser uma lista dos melhores filmes de todos os tempos, é uma lista de filmes que marcaram a época ou fizeram a cabeça de muita gente, e a minha selação de um filme por década das sugestões do livro, por isso você vai sentir falta de muitos filmes extraordinários e talvez dos seus favoritos.
PS: Quando eu conseguir o '1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer' eu posto aqui a minha seleção! abraços

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...